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segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A função social do comércio

A função social do comércio



Criada em 1945, em resposta aos desafios da nova ordem mundial surgidos após a 2ª Guerra Mundial, é a entidade representante máxima do empresariado do comércio, cuja missão básica é defender os interesses de todos o segmentos que compõem a imensa rede do setor terciário, formada por 34 federações patronais sendo 27 estadual e sete nacionais, que agrupam mais 900 sindicatos filiados em todo o território brasileiro, representando mias de cinco milhões de empresas.

A CNC é também responsável pela administração de um dos maiores programas de desenvolvimentos social do mundo, formado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Todo o conjunto CNC-Sesc- Senac trabalha de forma integrada com as federações estaduais e nacionais, e os comerciantes representados a base do sistema, através dos sindicatos.

O Sesc foi criado há mais de seis décadas com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e bem-estar social aos trabalhadores do comércio e seus familiares. Tendo como principal foco a ação educativa, o Sesc atende, hoje,não apenas ao público do comércio, mas a milhares de pessoas mais diversas atividades.

O Senac tem como missão educar para o trabalho em atividades do comércio de bens serviços e turismo. Presente em cerca de 2.500 municípios brasileiros, a instituição já serviu a mais de 45 milhões de brasileiro desde a sua criação, há mais de 60 anos. O Senac atua em todas as modalidades de educação profissional do setor, em mais de mil cursos e programações presenciais e à distancia.

Uma das grandes preocupação dentro do sistema CNC/ Sesc/ Senac é oferecer, além de aprimoramento e formação profissional para trabalhadores do comércio, serviço para o bem-estar social dos brasileiros, em todos os estados. É sem duvida, um dos maiores sistema mundiais de desenvolvimento social e, vale ressaltar, totalmente privado, mantido e administrado pelos empresários do comércio de bens serviços e turismo.

A confederação é a garantia institucional de que os interesses das empresas serão representados de forma adequada e efetiva. E de que o comércio estará sempre presente na formulação das políticas públicas, participando da tramitação das proposição de interesse da classe no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, acompanhando continuamente evolução das leis que possam ter impacto sobre o setor.

O acompanhamento da conjuntura político-econômica e das decisões governamentais com repercussão no comércio também estão no escopo de atuação da CNC, além de fornecer subsídio para a tomada de decisão dos empresários, com a elaboração de estudos técnicos, pesquisas e indicadores setoriais, e desenvolvendo parcerias estratégicas para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento sustentado do país.

Condensado do boletim notícia da CNC – Confederação Nacional do Comércio

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