Vendas do comércio e perspectivas para 2010
O bom desempenho do varejo neste mês de dezembro e a recuperação da economia faz com que tenhamos uma expectativa muito otimista para o próximo ano.
Segundo as estatísticas do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, no mês de dezembro houve um aumento de 3,5% na consultas, em relação ao mesmo período de 2008, o que revela que cresceu as vendas pelo crediário, mas as vendas à vista e através do cartão de crédito foi o principal meios de pagamento neste Natal, o que garantiu um bom crescimento nas vendas neste final de ano.
A expectativa é que também para janeiro de 2010, tenhamos um mês com boas vendas, devido as medidas econômicas anunciadas anteriormente pelo Governo para estimulo da economia. Podemos dizer que novembro, dezembro e janeiro é o trimestre de ouro para o comércio, ou seja são os melhores meses de vendas, considerando que o após o natal além da troca de presentes, o comércio aproveita para incrementar as vendas com promoções e queima de estoque, que se estende até janeiro.
O crescimento do mercado interno em todos os segmentos, indústria, comércio e serviços deve fazer com que 2010 seja um dos melhores anos para o emprego, acredito que muitos dos funcionários contratados temporariamente para dezembro no comércio se tornarão efetivos.
A expansão do crédito, a redução dos juros e a inflação baixa vão dar gás ao consumo doméstico e, as obras públicas vão se acelerar, e a injeção dos recursos para a construção civil e indústria, terão reflexo positivo nos setores de serviços e comércio, beneficiando a economia como um todo.
A estabilidade na inflação é um dos pontos mais importantes, o Brasil deve registrar em 2010 um dos maiores crescimentos econômicos do últimos anos, a previsão é de que o PIB cresça 5%, o Governo já fala em 5,8%, segundo dados do Banco Central.
A distribuição de renda deverá ser mais equilibrada entre as classes média, baixa e alta. Com a retomada da economia em bases sólidas, devemos ter a classe média em destaque nos próximos anos, além do ingresso de novos consumidores, principalmente os das classes D e E no comércio, que também impulsionará as vendas e vai ter um impacto importante na geração de emprego e renda no país.
Gener Silva
Presidente
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segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
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