Digite aqui sua pesquisa em nosso blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Resultados do IBGE ampliam o otimismo para o final do ano, afirma FECOMERCIO

Resultados do IBGE ampliam o otimismo para o final do ano,
afirma FECOMERCIO


Os dados relativos ao desempenho do varejo em outubro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam as apostas da Fecomercio em um Natal bastante positivo. “Nossas projeções são de crescimento de 10% a 12% no faturamento do varejo em dezembro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, e levam em conta uma aceleração dos resultados nos últimos meses, o mesmo fenômeno que vem sendo observado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE”, afirma Abram Szajman, presidente da Fecomercio.

Segundo a pesquisa do IBGE, em outubro, o Varejo Ampliado cresceu mais de 11% em relação ao ano passado, sendo que as taxas de crescimento anteriores foram mais modestas. Essa perspectiva de aceleração é compartilhada pela Fecomercio que, não somente já captou isso nos seus dados até outubro como projeta essa tendência para os dois últimos meses de 2009 e mesmo para 2010.

Os destaques de desempenho neste final de ano, tanto para a Fecomercio quanto para o IBGE, devem ser os Supermercados, Farmácias e Eletroeletrônicos. Sendo que este último segmento está se recuperando após um ano bastante fraco.

Para Gener Silva, Presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Região Sincomércio, o resultado do Natal é um bom indicador de como as vendas deverão ser no ano que vem. Se em 2008 o Natal mais fraco antecipou um início de ano complicado para o consumo, em 2010 o início será muito bom, na esteira de uma ampliação significativa do consumo das famílias neste final de ano. Segundo análise do IBGE as expectativas são as mesmas: o final de ano aquecido incida uma boa performance para o varejo em 2010.

2 comentários:

  1. Já estou sentindo o efeito deste otimismo!

    Já faturei 38% a mais comparado ao mesmo período do ano passado. Previsões acertadas. Parabéns Sindicato!

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei otimista este fim de ano, mas minhas vendas não foram boas. Quero dar uma dica para a equipe do SINCOMERCIO. Publiquem também matérias sobre como vender mais, estoque, financeiro, empreender, como divulgar. Pensem nisto

    ResponderExcluir