Pesquisa realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) com 300 empresas de São Paulo/SP indica que os empresários do setor varejista estão otimistas em relação ao primeiro Natal pós-crise, mas ainda mantêm uma certa reserva. De acordo com a análise, 33% dos lojistas devem aumentar as compras para o período enquanto que 24% se preparam para reduzir. Os 43% restantes afirmam estar fazendo encomendas iguais às do ano passado.
Já em relação aos estoques, a pesquisa aponta que 39% afiram que estes serão maiores, conta 44% que responderam que as reservas serão semelhantes ao do Natal de 2008. “Esses dados mostram um viés de alta para as encomendas de Natal, porém o varejo mantém cautela. Mesmo assim, o resultado geral é positivo”, afirma o economista da entidade, Fabio Pina.
Ainda segundo a pesquisa, mais de 65% dos empresários vão trabalhar com produtos direcionados à classe C, enquanto 43% para a classe B e 24% para as D e E. Segundo Pina, a maioria das empresas mira nas classes de menor poder aquisitivo não por coincidência. O público A é muito restrito e poucas empresas podem se dar ao luxo de trabalhar apenas para esse nicho. Do outro lado estão as classes D e E, com rendas médias ainda muito baixas, o que inviabiliza um volume de negócios muito grande, ainda que o contingente populacional seja elevado.
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quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Varejo: boas expectativas em relação ao Natal
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